terça-feira, 10 de junho de 2014

UNIDADE 2

NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE

No dia 03/06/2014 os grupos fizeram a escolha do tema e a justificativa  para o Projeto Integrado de Aprendizagem e postaram no Fórum da Plataforma e-proinfo. 
Após a apresentação de algumas regras para envio e recebimento de e-mail foi realizada uma reflexão sobre a mensagem "O FRASCO DE VIDRO E O CAFÉ". Fizemos uma pausa para UM CAFÉ finalizando com o envio da mensagem para um amigo que está distante.

O FRASCO DE VIDRO E O CAFÉ

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes... Lembre-se do FRASCO DE VIDRO E DO CAFÉ.

Um professor, durante a sua aula de filosofia, sem dizer uma palavra, pega num FRASCO DE VIDRO e encheu-o com bolas de golfe. A seguir, perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam que sim. 
Então o professor pega uma caixa cheia de pedrinhas e mete-as no FRASCO DE VIDRO. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então o professor pegou outra caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do FRASCO DE VIDRO. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime: "Sim!"
Em seguida o professor acrescentou duas xícaras de café ao FRASCO DE VIDRO e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a sorrir, mas repararam que o professor estava sério ao dizer-lhes:
“Quero que se dêem conta que este FRASCO DE VIDRO representa a vida
As BOLAS DE GOLFE são as coisas importantes: a família, a saúde, os amigos, tudo o que você ama de verdade. São coisas que, mesmo se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias. 
As PEDRINHAS são as outras coisas que importam, como: o trabalho, a casa, o carro, etc. 
A AREIA é tudo o mais, as pequenas coisas.
Se puséssemos primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. Preste atenção às coisas que são fundamentais para a sua felicidade. Brinque ensinando os seus filhos, arranje tempo para ir ao médico, namore e vá com seu ser enamorado jantar fora. Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos. Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro. 
Ocupe-se sempre das bolas de golfe primeiro, que representam as coisas que realmente importam na sua vida. Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia.
Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.
O professor sorriu e disse:
"O café é só para vos demonstrar que, não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo.

FORMADORA: Ednete Alves
Coordenadora: Aurinedes Alagoano

Nenhum comentário:

Postar um comentário